Clubes do Bem é uma ferramenta de economia criativa que utiliza uma vitrine de descontos e benefícios para contribuir com causas do bem.
Surgiu da necessidade de permitir que projetos continuem, mesmo na ausência do seu idealizador.
Em 2008, em Brasília, juntamente com as amigas Adriana Regina Leite Nunes, Daya Mariano, Norma Chemin e Luiz Mourão (Fundador do Fórum das ONGs Ambientalistas do DF), Paula Campos Lara Moura (Paula Penélope é moradora e apaixonada por Casimiro de Abreu) fundou a Associação Adianto de Promoção Social. O nome Adianto foi escolhido, pois os fundadores pretendiam não só conseguir recursos para os seus projetos de cunho social, mas também, oportunizar outras pessoas interessadas em acessar editais, que não conseguiam por falta de CNPJ. Porém, na prática, priorizou-se a realização de projetos em parceria com a comunidade local, por meio do formato de gestão compartilhada. A Associação desenvolveu inúmeros projetos na região centro-oeste, com o trabalho voluntário de seus fundadores e apoiadores.
Em 2010, com a mudança da então fundadora e presidente Paula, a Associação transferiu suas atividades práticas para o estado do Rio de Janeiro, tendo desenvolvido projetos em Casimiro de Abreu – RJ (destaque para os Encontros de Brechós e o Culturar, tendo tido três edições cada) e Visconde de Mauá (Clube de Troca que começou com 14 fundadores e finalizou com 46 usuários). Atualmente, semanalmente, promove o Sarau Atemporal, que contribuiu para que Casimiro se tornasse a Capital Estadual da Poesia.
O Clube de Troca trouxe inúmeros aprendizados. A adesão dos usuários foi crescente, porém teve que ser finalizado, pois a Paula, que gerenciava de forma voluntária realizou uma viagem por 4 meses para Austrália e Nova Zelândia. A proprietária da única papelaria local, gentilmente se disponibilizou administrá-lo, porém, a demanda crescente do clube deixou claro a inviabilidade do comprometimento voluntário.
Outro projeto que foi um divisor de águas na percepção da necessidade de criação de um sistema de economia criativa, que trouxesse independência econômica aos projetos, foi o desejo de criação de uma Associação de Moradores no Bairro Córrego da Luz, onde Paula, é procuradora do seu pai, que juntamente com mais 9 condôminos, transformaram um pouco mais de 46 hectares de Mata Atlântica em Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN.
A Associação Adianto (em parceria com a Prefeitura) realizou uma festa junina no bairro e foi arrecadado o valor necessário para as custas cartorárias. Porém, os moradores não demonstraram interesse em pagar mensalidade para manutenção da mesma.
Após essas duas situações, ficou explícita a necessidade de criação de um sistema que incentive, os apoiadores dos projetos sociais, a contribuírem financeiramente de forma regular (recorrente) e que o voluntário responsável pelo projeto possa receber, para que na sua ausência, exista recursos para perpetuidade do projeto.
A ferramenta só foi possível devido o apoio financeiro de alguns Atemporais*, em 2021. Nesse ano, Paula descobriu a possibilidade de utilizar a tecnologia white label. Com o apoio deles foi possível dar o primeiro passo rumo ao sonho. Outro divisor de águas foi a concretização da parceria ccom irmão da Paula, o Lucas Moura, 20 anos mais novo e um irmão que saiu da escola pública de Visconde de Mauá para cursar Ciência da Computação na Universidade de São Paulo – SP e que possibilitou a construção do sistema de pagamento.
*Desde 2020 poetas e amantes da poesia se encontram semanalmente aos sábados 20h no canal Sarau Atemporal no Youtube. Siga @sarauatemporal e conheça o projeto que contribui para Casimiro de Abreu, cidade no interio do Rio de Janeiro, recebesse o título de Capital Estadual da Poesia em 2022. Apoie a causa Poesia no Muro, do Clubes do Bem, e deixe seu registro em um muro ao lado da BR 101 pelo valor de uma assinatura.